quinta-feira, 26 de novembro de 2015

1999

Não fazia ideia de que no ano em que completei 9 anos, Hollywood teria um dos mais criativos e memoráveis períodos da sua história, com filmes que se tornaram marcos indeléveis para o cinema, como Matrix, Beleza Americana, O Sexto Sentido, Clube da Luta, À Espera de um Milagre, Magnólia, entre outros. Porém, minha proposta não é discorrer acerca dos filmes mais famosos, mas, enfatizar que, além dessas obras de arte, 1999 reservou uma gama de excelentes filmes norte-americanos desconhecidos do grande público e que abrilhantaram mais ainda esse ano único para a sétima arte.

Aqui destacarei 5 deles:

1 - Como Enlouquecer seu Chefe (Office Space, 1999) de Mike Judge

"Não é que eu seja preguiçoso. É que eu apenas não me importo" 

Se você é uma daquelas pessoas que, assim como a grande maioria, odeia o seu trabalho, mas não tem coragem de largá-lo, esse é o filme ideal para você. Trata-se de uma comédia satírica que descortina os ambientes enfadonhos e traiçoeiros das corporações. Difícil não se identificar com um cara que chega atrasado ao trabalho, enrola o máximo possível para fazer sua tarefa, reclama constantemente sobre sua situação e tem um chefe extremamente mala... esse cara nos representa. 
Resumindo: Engraçado, sarcástico, personagens interessantes (exceto a da Jennifer Aniston), bem escrito, reflexivo e, ao mesmo tempo, despretensioso.
Mais um motivo para ver: Possui uma das cenas mais hilárias que já vi, envolvendo uma impressora. Só de recordar já estou rindo.


2 - Ghost Dog - Matador Implacável (Ghost Dog: The Way of Samurai, 1999) de Jim Jarmusch:

 Ghost Dog em seu momento meditativo 

Reclamando por falta de disciplina, por ser um(a) procrastinador(a) crônico(a), por não ter alguma ideologia para dedicar sua vida? Recomendo que assista Ghost Dog, trata-se da história de um assassino profissional que mescla a filosofia samurai de vida com a cultura negra norte-americana. Um tanto incomum, certo? Essa é a grande característica desse filme: singularidade. Nesse choque de culturas, Ghost Dog transita entre temas como lealdade, sabedoria, espiritualidade e auto-controle. 
Resumindo: Altamente reflexivo, único, inusitado, contemplativo, Forest Whitaker em grande performance, bem dirigido e escrito. 
Mais um motivo para ver: O filme é ocasionalmente pontuado por algumas passagens do livro Hagakure (essência da filosofia samurai). São trechos que, não só combinam perfeitamente com os momentos do filme, mas também trazem uma sapiência muito útil à vida.   


3 - Três Reis (Three Kings, 1999) de David O. Russell

O Tesouro Proibido

Cansado de filmes de guerra patriotas e politicamente corretos, então dê uma chance para Três Reis. Eis a ótima premissa: no fim da Guerra do Golfo, três soldados americanos, dispostos a não voltar para a casa de mãos vazias, ficam sabendo da existência de milhões em barras de ouro escondidas no Kwait. O que os três patriotas resolvem fazer? Obviamente atravessar o deserto do Iraque, oferecendo falsa ajuda ao povo oprimido por Saddam Hussein, apenas para botar as mãos no ouro e sumir o mais depressa dali. Muito nobre, não é?
Resumindo: Ousado, criativo, dinâmico, sarcástico, ótima direção (arrojadas técnicas de filmagem), bem escrito (apesar do final piegas) e George Clooney não sendo galã.
Mais um motivo para ver: I get around - Beach Boys


4 - eXistenZ (eXistenZ, 1999) de David Cronenberg

Vamos jogar?

Você pode ter jogado vários games na vida, mas garanto que nenhum tão bizarro e realista do que eXistenZ. Da cabeça insanamente inventiva de David Cronenberg, veio um filme tão estranho que dificilmente você já tenha visto algo parecido. Só um exemplo: o controle do jogo parece com um órgão e a conexão é feita por uma espécie de cordão umbilical. Além disso, é necessário ter uma espécie de portal biológico, um buraco que é feito na lombar, por meio de um tipo de furadeira. Falar mais sobre o filme seria um pecado mortal.
O suspense da obra envolve aquela velha questão: Tudo é real ou não? Mas, a história é tão peculiar em sua construção que nos envolve facilmente sem ser previsível.
Resumindo: Complexo, inventivo, enigmático, obscuro, insano, bem dirigido e otimamente escrito.
Mais um motivo para ver: Se você ainda tem dúvida sobre o que é um filme cult, esse, certamente, é um grande exemplo.


5 - 13ºAndar (The Thirteenth Floor, 1999) de Josef Rusnek

Realidade ou Ilusão?

Acredito que não havia um azar maior para um filme de ficção-científica do que estrear no mesmo ano de Matrix, ainda mais sabendo que eram histórias relativamente parecidas. Foi o que ocorreu com esse 13º Andar, pois sua qualidade foi totalmente ofuscada pelo fenômeno estrelado por Keanu Reeves.
Considerado o primo pobre de Matrix, esse filme é altamente recomendável para quem procura por uma história inteligente, intrigante e reflexiva. Mais um filme sobre realidade virtual, porém, com toque único.
Resumindo: Complexo, envolvente, ótimo roteiro, atmosfera noir, perspicaz e criativo.
Mais um motivo para ver: Depois de assistir a esse filme, aquela frase de Descartes: "Penso, logo existo.", não será mais tão simples.

Por Vitor Costa

4 comentários:

  1. Viiiiitorrrr ♥ Amei a ideia do post, e como sempre bem conduzido e com conteúdo abrangente e enriquecedor em cada parágrafo *.*
    Você tinha apenas 9, e eu 10 anos na época. Confesso que não conhecia e nem tinha ouvido falar dessas histórias, e olha, não é papo de comentarista não, realmente ANOTEI as dicas porque quero conferir pra ontem "Office Space", "eXistenZ" e "Ghost Dog", que ao menos nas descrições me pareceu ser o roteiro mais ímpar e criativo da lista (que é excelente).

    Um forte abraço e beijão, meu queridíssimo!
    Quero ver mais dicas suas no Mundo em Cenas, por compartilharmos gostos parecidos sinto que conhecerei coisas boas que ainda não vi :3

    Se cuida, meu amigo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras Hell!! Que bom que você curtiu!! Confira sim e, desde já, deixo registrado o meu enorme interesse para saber sua opinião sobre esses filmes! O que você pensa é muito importante pra mim ;-)

      Sim, em breve farei listas semelhantes. E claro, uma das minhas inspirações para esse tipo de post foi o Faroeste Manolo.

      Beijos querida!!

      Excluir
  2. Vitooooor!!!
    Você sabe que se eu quiser ou precisar assistir algum filme eu vou perguntar pra você, como já fiz algumas vezes. Nunca me arrependo. Tuas indicações são realmente de alguém que sabe do que escreve.
    Dei risada com tuas indicações de hoje, certeza que vou baixar. Me interessei por eXistenZ, vai ser o primeiro da lista!!!! Saudades daqui. ♥♥♥
    Beijos!!!

    ResponderExcluir