domingo, 19 de outubro de 2014

Irmãzinha

Cena do filme "Túmulo dos Vagalumes" de Isao Takahata


Os primeiros passos, as primeiras palavras esboçadas
De uma dádiva viva, com a ingenuidade do tamanho do mundo
Os olhos brilhantes, o riso doce, como se fosse
O riso da esperança.
A beleza límpida de uma criança crescendo, descobrindo a vida
E não há nada mais divino do que participar desse processo
Cada valioso momento com uma alma preciosa

E o tempo, como um exímio moldador, transformou
Aquela pequena anja com suas nuances infantis
Em uma rara estrela, bela como uma atriz
Que, em um céu de sombras, sempre brilhou

Uma menina madura
Que transborda sentimentos
Que enfrenta com bravura
Todos os sofrimentos

Ela é um exemplo para todos da sua idade
É motivo de orgulho para mim
Que apenas desejo
Que ela permaneça assim
Forte, afável, repleta de bondade

Em meio a incerteza do futuro
Da juventude perdida, corrompida
Eu enxergo um alento puro
Quando a vejo na minha vida

E hoje, 15 anos depois, você continua reluzente
Continua encantando a gente
E hoje é um dia a ser lembrado, a ser celebrado
Porque, outrora, minha florzinha, tão diminuta
Hoje é uma esbelta árvore cheia de frutas

Princesa, pode sempre contar comigo
Como um fiel conselheiro e amigo
Estarei sempre ao seu lado
Para tudo o que precisar
Para te proteger
Para te amar.


Depois dos 2:34, minha alma chora.

Por Vitor Costa

10 comentários:

  1. Muito boa tarde poeta..
    estas de parabens pelas poesias que tens feito..
    as rimas bem distribuidas e com um belo conteúdo sempre..
    podemos fazer poesia até para uma pedra que ela vai ter vida própria..
    espero que o arquivo esteja te dando algumas dicas.. logo tu metrifica alguma não é.. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Samuel, isto significa muito vindo de um grande poeta como você. Ah sim, seu arquivo me elucidou muito e em breve tentarei fazer uma poesia metrificada ;-)

      Abração

      Excluir
    2. Boa noite Vitor.. bacana.. quando fizer podes me mandar por email se desejar para tirar alguma dúvida..
      ajudo algumas amigas com isso..
      métricas dão um certo trabalho..
      nem que seja um estrofe de 4 versos.. quando aprender a separar e unir as silabas e achar as sílabas tonicas.. tudo flui.. se desejares claro..
      eu aprendi com o arquivo que te mandei e separando as silabas de sonetos famosos dos nossos poetas..
      não existe erro..
      e se aprende muito..
      mas nunca perca tua essencia..
      a poesia tem de ser livre.. se colocarmos correntes nela ela simplesmente para de fluir.. abraços poeta

      Excluir
    3. Obrigado pela aujda Samuel, vou te mandar por email sim!

      Excluir
  2. Ah, que bonito! Eu fico emocionada quando vejo essas coisas, pois sou filha única e o meu sonho sempre foi ter um irmão mais velho do tipo que cuida, tem ciúmes, briga, xinga, enfim. Foi de uma delicadeza enorme, Vitor... Sua irmã tem sorte de ter um cara tão bacana pronto para apoiá-la. Gostei da melodia da música (só não entendi as falas, hahahaha).

    Ótima sexta feira, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carol, se quiser posso ser o seu irmão mais velho virtual rsrs Você tem razão, por mais que haja brigas, discussões, conflitos...etc, ter irmãos é muito bom, porque são pessoas que, na maioria das vezes, nos lembrarão do passado e nos ajudarão a encarar o presente.

      Que bom que você gostou da melodia, a história do filme é bem trágica, mas também é de uma beleza imensa, mostra como poucos filmes, a essência do amor fraternal.

      Beijos

      Excluir
  3. Texto de muita honestidade e intensidade.

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto, isso porque eu sei o que é ter um irmão pequeno (que tem 1 ano e 6 meses) e ele é um príncipe pra mim. O amor da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Cyntia! Fico feliz que tenha gostado. Aproveite bem essa fase com ele, porque o tempo voa!! rsrs

      Beijos

      Excluir